Revista Tema Livre

www.revistatemalivre.com




Está no ar a décima terceira edição da Revista Tema Livre (http://www.revistatemalivre.com), que disponibiliza, através da rede mundial de computadores e de maneira totalmente gratuita, conteúdo de interesse da comunidade acadêmica, de estudantes e de pessoas que amam a história, a cultura e a arte.

Deste modo, continuando a série de matérias referentes ao bicentenário da transferência de D. João VI para a América, a Revista Tema Livre traz à internet um pouco da magnífica exposição internacional "Um Novo Mundo, Um Novo Império: A Corte Portuguesa no Brasil", permitindo que milhares de pessoas em diversas partes do mundo contemplem parte da beleza da importante mostra, que contou com telas e esculturas de grandes artistas, com majestosos objetos que pertenceram aos Bragança, além, evidentemente, de muita informação histórica.

A edição apresenta outra matéria, que é a cobertura internacional de evento que ocorreu em Montevidéu: O 1º Congresso Latino-Americano de História Econômica (CLADHE I)/4as Jornadas Uruguaias de História Econômica, que congregou pesquisadores de diversos países da América Latina e da Europa, bem como dos EUA.

Ainda sobre o Uruguai, a história deste país está em dois artigos, ambos trabalhando a sua interligação com o mundo luso-brasileiro do século XIX: "As revoluções de Maio e Liberal do Porto no Estado Cisplatino Oriental", do historiador Fábio Ferreira, doutorando em História pela UFF, e "Secuestros y tráfico de esclavos en la frontera uruguaya: Estudio de casos posteriores a 1850", do historiador uruguaio Eduardo Palermo, mestre em História pela UPF e diretor do Centro de Documentación Histórica del Río de la Plata.

A edição também conta com outros dois interessantes artigos: "Indisciplinados ou disciplinados? As discussões sobre os partidos políticos na câmara dos deputados" de Riberti de Almeida Felisbino, doutor em Ciências Sociais pela UFSCar, e "Projeto de pesquisa - suas funções e partes constitutivas" de José D'Assunção Barros, doutor em História pela UFF e professor visitante da UFJF e titular da USS.

Na seção fotos, novas imagens de Portugal, com a segunda parte da exposição virtual dedicada a Lisboa. Aqui, o público irá descobrir ou redescobrir (no caso daqueles que já tiveram o prazer de conhecer Lisboa) as maravilhas da capital portuguesa e obter conhecimentos históricos da cidade e de seus importantes pontos turísticos.

No que refere-se às entrevistas, a Revista Tema Livre apresenta três historiadores que atuam em distintas instituições latino-americanas, bem como investigam temas referentes a esta porção da América, inclusive com suas conexões com o Brasil: A uruguaia Ana Frega, da Universidad de la República (UDELAR); o brasileiro João Paulo Pimenta, da Universidade de São Paulo (USP); e o francês radicado no Chile, Patrick Puigmal, da Universidad de Los Lagos.

Assim sendo, chega aos quatro cantos do globo a mais nova edição da Revista Tema Livre, que permite que nossos leitores degustem de preciosas histórias concernentes ao mundo ibero-americano, sendo, ainda, este mais um número que proporciona a difusão e a democratização de conteúdo de qualidade através da web.

Revista Tema Livre
http://www.revistatemalivre.com



Voltar à Edição nº13