O XXII Simpósio da ANPUH, realizado em João Pessoa, no campus da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), no período de 27 de julho a 01 de agosto, contou com cerca de 5.000 participantes, entre eles pesquisadores brasileiros e estrangeiros, sendo este o maior evento da área de história no Brasil.




Sessão de abertura do XXII Simpósio Nacional de História.



O evento, que contou com diversas conferências, simpósios temáticos, mini-cursos, e outras atividades, teve a sua abertura realizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, no domingo à noite, a reunir, já aí, diversos pesquisadores, além de ter-se realizado a conferência de abertura do Simpósio com o prof. Dr. Edgar Salvadori De Decca, da UNICAMP e presidente da ANPUH (2001-2003), que discorreu sobre o tema do encontro: “História, acontecimento e narrativa.”


O prof. Edgar Salvadori De Decca, durante a abertura do Simpósio.





Carla Ferretti Santiago, historiadora e professora da PUC-MG, em relação à importância do evento para os historiadores brasileiros afirma: “participo já há vários anos dos Simpósios da ANPUH, acho que eles são espaços de interlocução, de conhecimento das várias instituições do Brasil inteiro. São eventos grandes, por isso trazem uma série de problemas, mas vejo como espaço necessário para que os historiadores a nível nacional troquem suas experiências, então, sempre procuro estar presente para ver o que o meu colega do Rio Grande do Sul, de Goiás, de onde for, está fazendo.”


Pronunciamento do reitor da UFPB, prof. Jader Nunes de Oliveira, na solenidade de abertura.


Soma-se, ainda, que durante o Simpósio foi empossada a nova diretoria nacional da ANPUH, com a seguinte composição:


Presidente: Luis Carlos Soares - UFF

Vice-Presidente: José Miguel Arias Neto - UEL

Secretário Geral: João Pinto Furtado - UFMG

1º Secretário: Tereza Malatian - UNESP/Franca

2º Secretário: Margarida Maria Dias de Oliveira - UFPB/UNIPÊ

1º Tesoureiro: John Monteiro - UNICAMP

2º Tesoureiro: Antonio Carlos Amador Gil - UFES



Assim, o XXII Simpósio da ANPUH, durante uma semana, proporcionou a troca de experiências entre grandes nomes da história, não só do Brasil, mas também do exterior. O próximo evento nacional, em 2005, realizar-se-á em Maringá, no Paraná, sendo 2004 o ano para os eventos regionais, que, no caso do Rio de Janeiro, terá a UFRJ como ponto de encontro.



Entrevistas realizadas durante o XXII Simpósio Nacional de História:

António Manuel Hespanha

Margarida Maria Dias

E, nas próximas edições, entrevista com as historiadoras Emilia Viotti da Costa, Carla Ferretti Santiago e o historiador norte-americano James N. Green.

Entrevista com historiadores disponíveis na Revista Tema Livre em edições anteriores:

Francisca Azevedo

Francisco Carlos Palomanes Martinho