O sítio Revista Tema Livre está recebendo artigos para publicação na internet (edição 15). Os interessados em colaborar deverão seguir as seguintes normas e condições:  

  1. O artigo deverá ser referente às seguintes áreas: Ciências Humanas, Sociais ou Sociais Aplicadas.
  2. O artigo deverá ter formato A4, entre 10 e 15 páginas (afora bibliografia), fonte “Times”, tamanho 12, espaço 1,5. Margens: superior 3 cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm.
  3. Juntamente com o artigo, enviar dados referentes ao autor (Instituição, cargo, titulação. Se houver publicações, apontar as principais).
  4. As citações de até três linhas devem estar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As citações a partir de quatro linhas devem estar em Times New Roman 10, itálico, com recuo esquerdo de 4 cm.
  5. As referências bibliográficas deverão ser colocadas no final do texto e deverão respeitar as regras da ABNT, dispostas em ordem alfabética por autor (Ver alguns exemplos no item 17).
  6. Citações: sistema autor-data. Evite notas de rodapé. Se usá-las, estas devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (ex.: 1, 2, 3, etc) e serem explicativas.
  7. As referências bibliográficas deverão ser colocadas no final do texto e deverão respeitar as regras da ABNT, dispostas em ordem alfabética por autor.
  8. Os arquivos deverão estar na extensão "doc", digitados em programa editor de texto no padrão do Microsoft Office Word, edição 98 ou superior.
  9. Serão aceitos artigos em línguas latinas, ou seja, em português, espanhol, galego, catalão, francês, italiano, etc e, excepcionalmente, de outras origens.
  10. O artigo deverá ser enviado ao seguinte endereço de correio eletrônico: contato@revistatemalivre.com
  11. Uma vez enviado o artigo, a Revista eletrônica Tema Livre (http://www.revistatemalivre.com) reserva-se ao direito de aceitá-lo ou não para publicação.
  12. Os artigos enviados serão avaliados pela Revista Tema Livre (http://www.revistatemalivre.com) segundo sua adequação ao perfil da revista e da edição, a qualidade do material enviado, e a disponibilidade da revista para publicá-lo eletronicamente.
  13. Caso o artigo seja publicado, isto implica na cessão dos direitos de publicação, sem qualquer espécie de remuneração ao colaborador (autor do texto) e sem qualquer espécie de custo (financeiros ou não) ao sítio da internet http://www.revistatemalivre.com e/ou aos seus editores.
  14. O colaborador deve estar ciente de que uma vez tendo o seu artigo publicado, este ficará disponível no sítio http://www.revistatemalivre.com por tempo indeterminado. Além disto, o colaborador deve estar plenamente ciente que todo o conteúdo do artigo está passível de ser acessado por mecanismos de busca por tempo indeterminado.
  15. O colaborador deve estar ciente, ainda, que o sítio http://www.revistatemalivre.com pode vir a promover a divulgação das edições, inclusive com a citação nominal dos artigos e de seus respectivos autores.
  16. Os artigos publicados, suas opiniões e a exatidão do texto e das referências bibliográficas são de responsabilidade única e exclusiva do(s) autor(es). O conteúdo do artigo deve estar de acordo com as disposições legais aplicáveis, e a utilização de qualquer material protegido por direito autoral e direitos da personalidade devem estar regularizadas, com os respectivos licenciamentos de direitos, permissões e autorizações necessárias, inclusive quanto a direitos de imagem. A Revista Tema Livre (http://www.revistatemalivre.com) não se responsabiliza, sob nenhuma hipótese, pela redação nem pelos conceitos emitidos pelos colaboradores, bem como se exime de toda e qualquer responsabilidade relacionada a possíveis violações de quaisquer direitos.
  17. Exemplos:

Capítulo de livro: FERREIRA, Fábio. A participação de índios e negros no exército português: o caso da Cisplatina. In: TAVARES, Célia; RIBAS, Rogério. (Org.). Hierarquias, raça e mobilidade social. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2010.

Livro de um único autor: CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

Livro com mais de um autor: ELOY, Rosa Alonso; TOURON, Lucia Sala de; TORRE, Nelson De La; RODRIGUEZ, Julio Carlos. La Oligarquia Oriental en la Cisplatina. Montevidéu: Pueblos Unidos, 1970.

Artigo publicado em periódico eletrônico: FERREIRA, Fábio. As independências ibero-americanas: transitando pelos labirintos da História. In: Almanack, v. 2, 2012. Disponível em:  http://www.almanack.unifesp.br/ Acesso em 15 jul 2014.

Tese de doutoramento: CAMPELLO, Carlos. Henrique Lage e a Companhia Nacional de Navegação Costeira: a história da empresa e sua inserção social (1891-1942). Tese. Rio de Janeiro: UFRJ/PPGHIS, 2007.