1. Temas Atuariais

 

Espaço acadêmico: teses, dissertações e artigos acadêmicos

 

Ciências Atuariais…? O que é Atuária? Veja vídeo que explica a profissão do atuário.

 

Verbete:  saiba mais sobre a história do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB).

 

Verbete: saiba mais sobre a história do Edifício Seguradoras, que abriga, também, a Fundação Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG).

 

Sugestão de leitura – Livro: "Entre a solidariedade e o risco: história do seguro privado no Brasil"

 

Arrecadação de seguros pode chegar a 7,4% do PIB em 2025

 

A Previdência Social não tem déficit
Por Eduardo Fagnani
(Professor do Instituto de Economia da Unicamp, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CESIT) e coordenador da rede Plataforma Política Social)

 

Vídeo da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip) apresenta outra versão do chamado “rombo” da Previdência.

 

"Sociedade dos atuários mortos"
Por José Nazareno Maciel Junior (Atuário Sênior e Coordenador de Informações Estratégicas e Atuariais)

 

Ranking: conheça as 13 profissões mais difíceis de explicar e veja qual a posição do "atuário".

 

Conheça a canção do atuário. Clique aqui!

 

Dia do Atuário: 03 de abril. Saiba mais clicando aqui!

 

Glossário Atuarial. Veja as definições de importantes termos para o atuário oferecidos por relevantes organizações do setor:

CNSeg

Susep

 

 

2. Notícias Atuariais

 

Ciências Atuariais está entre as três carreiras que pagam melhor aos seus estagiários

 

Escolha da carreira: Ciências Atuariais. Assista à matéria do Jornal Hoje na integra: g1.globo.com

 

Grupo Bradesco Seguros anuncia nova sede no Rio de Janeiro

 

Por ano, 14 operadoras de planos de saúde tem que fechar as portas.
Leia mais em: http://www1.folha.uol.com.br

 

Nos consultórios, 1/4 dos médicos do país não aceita planos de saúde.

Leia a matéria em: http://www1.folha.uol.com.br

 

Oconcur: novamente, atuário é, em 2015, a melhor profissão dos EUA!
Leia a matéria em: g1.globo.com

 

Operadoras gastam mais do que lucram. Leia a matéria em: http://www1.folha.uol.com.br

 

Polo de resseguro britânico inspira complexo no Rio

 

Previdência de 10 milhões de servidores tem déficit bilionário: má gestão e fraudes deixam aposentadorias ameaçadas. Leia mais em: http://oglobo.globo.com

 

3. Um pouco de História…

 

 

 

  • MEGLIORINI, Leandro. A Companhia de Seguros Indemnidade: história de empresas no Brasil Joanino (1808-1822). Dissertação. Niterói: PPGH/UFF, 2008.
  • Resumo: Trata-se de uma análise na perspectiva de história de empresas, neste caso, de companhias de seguros, em especial a denominada Indemnidade, surgida(s) no Brasil, no início do século XIX. A opção pela Companhia de Seguros Indemnidade se mostra como uma chave de leitura sobre o processo de interiorização dos interesses portugueses no centro-sul, não apenas para reestruturar o Império Luso-Brasileiro, mas também para os acontecimentos que daí se desenvolveram.

 

 

 

 

  • MOURA FILHO, H. Seguro de vida de escravos e sua probabilidade. In: ENCONTRO DE ESCRAVIDÃO E LIBERDADE NO BRASIL MERIDIONAL, 2015, Curitiba. Anais do Sétimo Encontro de Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. Curitiba, 2015.

 

 

 

  • BRANDÃO, Rafael Vaz da Motta. Ajuste Neoliberal no Brasil: desnacionalização e privatização do sistema bancário no governo Fernando Henrique Cardoso (1995/2002). Tese (Doutorado em História Social). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.

 

  • IBRAHIM, Fábio Zambitte. Curso de Direito Previdenciário. 21ª ed. Niterói: Impetus, 2015.
  • SINOPSE: o autor sistematiza os principais aspectos do sistema de seguridade social, com destaque para a previdência. Particulariza, com atenção e cuidado, questões que provocam reflexão e dúvidas entre os interessados, fornecendo sua fundada opinião de advogado, professor universitário e ex-auditor-fiscal da Receita Federal. Estruturada em 23 capítulos, a obra corresponde a um precioso estudo jurídico, sem descuidar de aspectos práticos, como a análise da doutrina acatada e a jurisprudência dominante. Além disso, conta com um capítulo de questões para concursos, um índice alfabético-remissivo e lista de abreviaturas. Curso de Direito Previdenciário é recomendado a estudantes e operadores do Direito que desejam se aprofundar nos estudos do Direito Previdenciário, e, ao mesmo tempo, é ideal para concurseiros que buscam um aprendizado sólido na disciplina.

 

  • "As Reformas e Contrarreformas Previdenciárias de 2015". Artigo do Prof. Dr. Fábio Zambitte Ibrahim (Advogado/Doutor em Direito Público – UERJ/Mestre em Direito Previdenciário – PUC-SP/Ex-Presidente da 10ª Junta de Recursos do Conselho de Recursos da Previdência Social – MPS/Ex-Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil/Professor e Coordenador de Direito Previdenciário da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ/Professor da Pós-graduação Lato Sensu da CEPED – UERJ e Fundação Getúlio Vargas – FGV/Professor de Direito Previdenciário do Centro de Estudos Jurídicos 11 de Agosto – CEJ e Curso Forum/RJ)

 

 

  • Seguridade social: conceito constitucional e aspectos gerais

  • Artigo de Fabio Camacho Dell'Amore Torres
    Procurador Federal/AGU. Formado no curso de Direito pela Universidade Católica de Santos

    Resumo: a seguridade social é o conjunto de ações e instrumentos por meio do qual se pretende alcançar uma sociedade livre, justa e solidária, erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e promover o bem de todos. Essas são diretrizes fixadas na própria Constituição Federal no artigo 3º. Ou seja, o sistema de seguridade social, em seu conjunto, visa a garantir que o cidadão se sinta seguro e protegido ao longo de sua existência, provendo-lhe a assistência e recursos necessários para os momentos de infortúnios. É a segurança social, segurança do indivíduo como parte integrante de uma sociedade.

    Leia o artigo na íntegra na Revista Âmbito Jurídico:

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11212