6 de janeiro de 1872

Juliano Moreira: o pai da psiquiatria no Brasil.

Juliano Moreira: o pai da psiquiatria no Brasil.

Nascimento de Juliano Moreira, em Salvador. Filho de uma mulher negra (trabalhadora doméstica) e de um português (inspetor de iluminação pública), o personagem, de origem familiar pobre, formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, aos 19 anos, em 1891, instituição à qual esteve vinculado até 1902.

No ano seguinte, no Rio de Janeiro, iniciou a sua trajetória como diretor do Hospital Nacional de Alienados (o equivalente, nos dias atuais, a um hospital psiquiátrico). Liderou-o até 1930. À frente da instituição médica estimulou o avanço do conhecimento, com a criação de laboratórios e estabeleceu tratamentos mais humanizados para os seus pacientes.

Ao longo de sua caminhada profissional atuou, também, no exterior. No Cairo, Juliano Moreira conheceu sua esposa,  a enfeira alemã Augusta Peick. No país de nascimento de sua conjuge, mais especificamente em Berlim, no Congresso Internacional de Assistência a Alienados, Moreira recebeu o título de presidente honorário (1906). No âmbito das academias, presidiu a Academia Brasileira de Ciências (1926-1929).

Em 1933, Juliano Moreira faleceu, de tuberculose, em Petrópolis, sem deixar descendência.

Voltar ao inicio do site