Revista Tema Livre

No ar desde 23 de Abril de 2002.

Ano III – Edição nº08 – Niterói, Rio de Janeiro, 23 de Abril de 2004.

Há dois anos entrava no ar a Revista Tema Livre. Neste período, a revista trouxe entrevistas com historiadores vinculados a diversas instituições de várias partes do mundo; artigos acadêmicos ligados à História e, também, a outras áreas acadêmicas; realizou a cobertura de eventos relacionados ao historiador e a história; além de ter levado os seus leitores a conhecerem virtualmente os sítios históricos e turísticos de Portugal.

E, nesta edição, comemorativa, não podia ser diferente. Como entrevistados, temos o historiador José Murilo de Carvalho, da Universidade do Brasil (UFRJ), eleito recentemente para a Academia Brasileira de Letras; o brasilianista da California State University, James Naylor Green, que discorre sobre a oposição ao regime militar brasileiro de 1964 nos EUA; e o historiador uruguaio, Walter Rela, que, dentre outras questões, conta-nos a respeito de sua trajetória acadêmica, em instituições dos EUA, Espanha e Brasil.

Sobre os artigos, a edição conta com dois: “Breves considerações a respeito da formação universitária e o mercado de trabalho em informática”, que aborda a questão do emprego a partir das mudanças da tecnologia, além da formação do profissional que atua na área da tecnologia da informação; e “A trajetória política de Artigas: da Revolução de Maio à Província Cisplatina”, que trata sobre este personagem, considerado o maior herói uruguaio e que opôs-se a presença luso-brasileira no que é hoje o Uruguai.

O evento desta edição é o lançamento do livro do historiador Renato Lemos (UFRJ), intitulado “Justiça Fardada: o general Peri Bevilaqua no Superior Tribunal Militar (1965-1969)”, realizado no dia 31 de março de 2004, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da universidade onde o pesquisador leciona.

Na seção fotos, novas imagens de Portugal. Observa-se que, grande parte do território deste país é banhado pelo Atlântico, além disto, a relação com o mar está intrínseco ao processo histórico português, pois foi através da via marítima que Portugal fez-se pioneiro dentre os europeus ao chegar a diversas partes do globo. Soma-se, ainda, que a relevância do mar para o país levou dois dos seus grandes poetas, Luís de Camões e Fernando Pessoa, a escreverem belas composições onde este tema está presente. Assim, o mar, o “mar português”, nome de uma das poesias de Pessoa, é o tema da seção fotos desta edição comemorativa de dois anos no ar.

Revista Tema Livre.

Voltar ao inicio do site