Ocorreu, de 23 a 27 de outubro, o II Colóquio Internacional da Red Iberoamericana de Historia de la Historiografía. Realizado de forma inteiramente on-line, o evento contou com mesas redondas coordenadas por pesquisadores de universidades de diversos países da América Latina, da Espanha e da França, além de conferência de Jurandir Malerba (UFRGS/Brasil) e do encontro com José Emilio Burucúa (UNSAM/Argentina).

 

Nas mesas do colóquio, pesquisadores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Equador, França, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela debateram pesquisas relacionadas à historiografia. Temas como a profissionalização do ofício do historiador, os usos públicos da História, a biografia, a cultura escrita, as redes historiográficas, a historiografia das ciências e a historiografia acadêmica e história escolar estiveram presentes no evento internacional.

 

A Red Iberoamericana de Historia de la Historiografía “surgiu em 2020, durante o confinamento gerado pela pandemia. A ideia partiu de Tomás Sansón, professor uruguaio que há várias décadas trabalha temas de história da historiografia a nível nacional e regional. Ele iniciou os contatos ao longo da Iberoamérica para formar uma rede que congregasse acadêmicos de diversos países interessados na historiografia da região. Assim, fui convidado para participar de um espaço frutífero de intercambio no qual surgiu a ideia de organizar o primeiro colóquio” pontua Nicolás Arenas, professor da Universidad de los Andes (Chile), membro fundador da Red, de sua Comissão Coordenadora e integrante do Comité Organizador das duas edições do Colóquio.

 

O historiador Nicolás Arenas, da Universidad de los Andes/Chile, membro fundador da Red, de sua Comissão Coordenadora e integrante do Comité Organizador do Colóquio.

O historiador ainda destaca que “não se tratava de um espaço fechado, mas de uma rede que se ampliaria progressivamente, com uma perspectiva internacional e intergeracional. Portanto, o Colóquio permitiu agregar esses pesquisadores (jovens e experientes) para que conhecessem os trabalhos uns dos outros e que se gerasse um ambiente profícuo de diálogo e discussão” e, em relação aos eventos da Red, Arenas também relembra que “a primeira edição se realizou em outubro de 2021, tendo contado com quase uma centena de expositores de 14 países. O evento foi local de debate de diversos tópicos sobre a história da historiografia e também foi plataforma para projetos de pesquisa e publicações. A dimensão do evento levou a Red a propor sua realização a cada dois anos. Em 2022, também para manter a Red em atividade, se realizaram três encontros que pretendiam-se recuperar alguns dos debates realizados no primeiro colóquio. A agenda incluiu um encontro sobre a História do Brasil, outro sobre a Guerra do Chaco e um terceiro sobre os processos de profissionalização e institucionalização da história na Colômbia e na Argentina”.

 

Sobre o II Colóquio, Arenas conta que “este ano, animados pelo êxito da primeira edição, se realizou uma segunda versão, que também contou com uma alta adesão, tanto de expositores, quanto de ouvintes interessados no tema”. Perguntado sobre a importância do mundo digital para a realização do evento, o pesquisador afirma que “sem dúvidas, o virtual é essencial para o funcionamento de uma rede tão ampla, e ainda mais para a realização de um evento desta dimensão. No âmbito acadêmico americano, no qual a mobilidade internacional ainda não se normalizou depois da pandemia, esta modalidade nos permite conhecer pesquisas de colegas de diversas latitudes. Além disto, têm nos permitido convidar acadêmicos de destaque para que se realizem reflexões sobre distintos aspectos da disciplina.”

 

Assim, ao longo dos cinco dias do encontro, proporcionou-se o debate acadêmico sobre a historiografia no espaço Iberoamericano, conectando pesquisadores dos dois hemisférios e dos dois lados do Atlântico. Agora é aguardar 2025, quando haverá o III Colóquio Internacional.

 

 

 

Sobre o evento
II Colóquio Internacional da Red Iberoamericana de Historia de la Historiografía
Online, de 23 a 27 de outubro de 2023

 

 

Comité Organizador
Nicolás Arenas Deleón (UANDES, Chile)

 

José Cal Montoya (USAC, Guatemala)

 

Bárbara Gómez (Universidad Católica Nuestra Señora de laAsunción, Paraguay)

 

Fábio Ferreira (UFF, Brasil)

 

Alex Loayza Pérez (UNMS, Perú)

 

Denise Reyna Berrotarán (UNC, Argentina)

 

Martha Rodríguez (UBA, Argentina)

 

Israel Sanmartín (USC, España)

 

 

 

Ir à edição atual

 

 

Voltar ao inicio do site