Os atores espanhóis Michelle Jenner e Rodolfo Sancho interpretam, respectivamente, os reis Isabel e Fernando.
Os atores espanhóis Michelle Jenner e Rodolfo Sancho interpretam, respectivamente, os reis Isabel e Fernando.

A série conta a trajetória de vida de Isabel de Castela (1451 – 1504), também conhecida como "Isabel, a Católica". A personagem foi rainha de Castela e Leão de 1474 até a sua morte, bem como rainha consorte de Aragão a partir de 1479 e Imperatriz Titular do Império Bizantino de 1502 até o seu falecimento.
Ao longo de 39 episódios divididos em três temporadas, a trama perpassa tanto pelas dificuldades relacionadas às questões políticas que envolvem o trono, quanto as pessoais da protagonista, que, inúmeras vezes, acabam se tornando questão de Estado.

Pablo Derqui como Enrique IV, meio-irmão da protagonista.
Pablo Derqui como Enrique IV, meio-irmão da protagonista.
Os primeiros capítulos são dedicados à adolescência de Isabel, quando, junto com o seu irmão, Afonso, ela é obrigada a largar sua casa, sua mãe e ir morar na Corte com seu meio-irmão, o rei Enrique IV. Paralelamente, há a insatisfação de parte da nobreza com o então líder máximo de Castela e para tornar o quadro político ainda mais complexo, é posta em dúvida a paternidade de Enrique em relação à sua única filha, possível sucessora da Coroa da dinastia de Trastâmara. Segmentos da nobreza criam uma crise de legitimidade e, dentro de suas respectivas conveniências, passam a jogar com Isabel e Afonso para atingirem Enrique e, ainda, através dos infantes, manipularem os destinos de Castela. Assim, o rei Enrique IV se fragiliza a cada dia. 
Concomitantemente ao crescimento político do grupo opositor ao rei castelhano e à ampliação da crise política, subitamente, o líder dos oposicionistas, Afonso, morre, fazendo com que Isabel assuma o seu lugar. No entanto, a infanta não quer entrar em disputa com seu meio-irmão Enrique e ambos acordam que esse continuará sendo rei, desde que Isabel seja a próxima na sucessão e não a sua filha – porém, apesar do acordado, Enrique nunca pretendeu cumprir sua parte no trato. 
Isabel ao se autoproclamar rainha de Castela.
Isabel ao se autoproclamar rainha de Castela.
Aquando da morte do rei, Isabel se autoproclama rainha de Castela, o que faz com que o início de reinado seja conturbado, pois a filha do falecido Enrique seria, para determinados segmentos políticos, inclusive em outros reinos, a legítima sucessora ao trono. A série segue relatando a consolidação do reinado de Isabel, mostrando as dificuldades, a necessidade de parcerias com a nobreza e com o clero, enfim, uma gama de jogadas políticas para viabilizar o seu governo.
A trama desvenda os anos da trajetória de vida de Isabel e o seu reinado, perpassando pela união matrimonial da castelhana com Fernando de Aragão, a conquista de Granada, a expulsão dos judeus dos domínios da rainha, o Tratado de Tordesilhas, os conflitos com Portugal, a descoberta da América por Colombo, dentre outras questões históricas.
A série termina com a morte de Isabel, apontando no horizonte o início de novos períodos turbulentos e de disputas de quem será seu sucessor. A série é ágil e rica em detalhes da vida privada e pública da Isabel. Vale assistir e desvendar o jogo que a política é, sendo uma verdadeira aula sobre o tema, bem como de História!

 

Locações históricas: gravações no Alhambra, construção dos tempos da invasão moura.
Locações históricas: gravações no Alhambra, construção dos tempos da invasão moura.
Ficha técnica

Criador: Javier Olivares

País de origem España

Idioma: Espanhol

Temporadas: 3

Episodios: 39 (de aproximadamente 75 min.)

Realização: Diagonal TV/RTVE

Direção: Jordi Frades

Roteiro

T-1

Javier Olivares

Joan Barbero

Jordi Calafi

Pablo Olivares 

Conquista de Granada: reconstituição na série histórica.
Conquista de Granada: reconstituição na série histórica.

Salvador Perpiñá

Anaïs Schaaff

T-2 y T-3

José Luis Martín

Laura Sarmiento

Nacho Pérez de la Paz

Pau Siero

Daniel Martín Sáez de Parayuelo

 

Emissão: 2012 – 2014 (Espanha)

Exterior: +Globosat (Brasil), RAI (Itália), Portugal (SIC), NBC Universo (EUA).

Streaming/Sob demanda: Claro TV/Net Now (Brasil) – Site da TVE (rtve.es)

 

Foto de lutas medievais presentes em vários episódios.
Foto de lutas medievais presentes em vários episódios.

 

Saiba mais sobre outros filmes e séries clicando aqui.

Para mais sobre a Idade Média na Revista Tema Livre, clique aqui.

 

Voltar à página inicial

Voltar ao inicio do site