Chega ao público a 14ª edição da Revista Tema Livre (www.revistatemalivre.com), a disponibilizar, à sociedade e à comunidade acadêmica, conteúdo de forma gratuita através da rede mundial de computadores.
Os artigos acadêmicos da presente edição contemplam duas áreas do saber: a História e a Língua Portuguesa. O texto da primeira área citada, “Uma análise do discurso dos deputados orientais no Congresso Cisplatino”, de autoria do historiador Fábio Ferreira, trata da ação dos parlamentares “uruguaios” no evento que resultou na união do território que é hoje o Uruguai aos destinos do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. O artigo relacionado ao idioma de Camões, “Construções proverbiais justapostas: um caso de articulação hipotática”, de Maria de Lourdes Vaz Sppezapria Dias, que objetiva observar a hipotaxe na articulação discursiva, além de comprovar a relação circunstancial independente do conectivo e mostrar a ocorrência da hipotaxe entre cláusulas e entre sintagmas nominais.
Na seção Entrevistas, coincidentemente, dois “Fernandos”. Um, da Universidade de Coimbra. O outro, da PUC do Chile. O coimbrão, é o Prof. Dr. Fernando Catroga, catedrático da instituição lusa. O de Santiago, é o Prof. Dr. Fernando Purcell, que conversou com a Revista Tema Livre sobre a imigração hispânica e irlandesa para a Califórnia, as relações com o Chile e seus vizinhos sul-americanos, bem como o discurso de que o país de Neruda é uma especificidade no contexto latino-americano.
Também a analisar construções de imagens por grupamentos políticos, o pesquisador português tratou, na sua entrevista, sobre a utilização política da História e dos seus personagens ao longo dos séculos XIX e XX, bem como do espaço público por diversos regimes para a difusão dos seus ideais, a usar, mais uma vez, o passado.
Na seção fotos, uma perfeita junção de tempos pretéritos e o presente. Na exposição virtual Imagens de Portugal, na presente edição, Lisboa e Mafra, com sua imponência e relevância histórica estão na edição 14 da Revista Tema Livre.