Niterói, 23 de maio de 2021.

Da Redação.

 

Amanhã, 24 de maio, a Universidade de Évora prestará homenagem à medievalista Filomena Barros, que faleceu, em Lisboa, de um mal súbito no último dia 08 de março de 2021. O evento será às 16h30 de Portugal/12h30 daqui do Rio.

 

No website do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Humanas e Sociais (CIDHUS), núcleo de pesquisa que Filomena fazia parte, há a informação de que neste domingo, dia 23 de maio, Filomena completaria 63 anos e, para homenageá-la, "o Departamento de História e o CIDEHUS da Universidade de Évora organizam uma sessão de homenagem em memória da Prof.ª Filomena Barros. A evocação será feita por alunos, amigos e colegas a partir de testemunhos pessoais e da reflexão sobre o significado e impacto da sua obra científica". O evento será transmitido pelo Facebook e pelo canal do YouTube do CIDEHUS.

 

Facebook: https://www.facebook.com/cidehus

YouTube: https://www.youtube.com/c/CIDEHUSUE

 

Maria Filomena Lopes Barros nasceu em Lisboa a 23 de maio de 1958. Graduou-se em História  pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Obteve o mestrado em História Medieval em 1993 pela Universidade do Porto e doutorou-se em História em 2004 pela Universidade de Évora. A historiadora era especialista nos estudos sobre minorias étnico-religiosas na península Ibérica medieval e, ao longo de sua carreira, publicou inúmeros artigos acadêmicos, papers em eventos científicos, trinta e três capítulos de livros e oito livros.

A sua inesperada partida deixou todos consternados, como pontuou, à altura, a reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas. Em nota, seus colegas do CIDHUS frisaram que foi "uma perda imensa para a História medieval em Portugal" e, ainda, registraram a sua personalidade e "disposição contagiante [que] nos fazia acreditar que sim, que vale a pena viver, investigar, trabalhar com os alunos, ter amigos e não apenas colegas". Além dos circuitos acadêmicos, a perda da intelectual ainda reverberou na imprensa portuguesa, como, por exemplo, no Porto Canal, O Digital, Sapo.PT, World News Platform e RTP. A última entrevista da historiadora foi à Revista Tema Livre e pode ser escutada no link a seguir: https://youtu.be/ctmmd3k3ZcA

 

Escute o podcast Revista Tema Livre 021 que teve como convidada a Prof.ª Dr.ª Filomena Barros (CIDEHUS/Universidade de Évora) intitulada "Portugal Medieval: o caso dos judeus e muçulmanos na península Ibérica".

 

 

 

 

 

Voltar à seção notícias

 

Página inicial

 

Voltar ao inicio do site