Niterói, 12 de junho de 2024.
A historiadora Lilia Schwarcz, eleita em março deste ano para a vaga de Alberto da Costa e Silva na Academia Brasileira de Letras (ABL), tomará posse como acadêmica no próximo dia 14. O evento será na sede da instituição, no centro do Rio, e será transmitida pelo canal do YouTube da ABL.
Confira a postagem realizada pela ABL em sua conta no Instagram:
“A Academia Brasileira de Letras se fortalece com a chegada de mais uma mulher ao nosso time de imortais!
Na próxima sexta-feira, 14 de junho, às 20h, convidamos todos para assistirem à cerimônia de posse da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, que assumirá a cadeira n.º 9, anteriormente ocupada pelo também historiador e poeta Alberto da Costa e Silva (1931-2023). Lilia torna-se a décima primeira mulher a integrar a instituição e a quinta do atual grupo de Acadêmicos, reafirmando nosso compromisso com a justa representatividade feminina e a diversidade de ideias.
Lilia Moritz Schwarcz é também professora sênior do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo, além de visiting professor em Princeton, Nova Jérsei. Publicou mais de 30 livros, muitos premiados e traduzidos para outros idiomas, incluindo “As barbas do imperador” (Prêmio Jabuti) e “Enciclopédia negra” (Prêmio Jabuti). Foi curadora de exposições de destaque centradas em questões raciais e recebeu prêmios importantes, como o de produção científica da Humboldt Foundation (2022-2023) e a Comenda do Mérito Científico (2010). Atua também no Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural (Iphan) e no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da República.
Na Academia Brasileira de Letras, Lilia quer dar continuidade à pesquisa de iconografia de Machado de Assis do historiador José Murilo de Carvalho, além de projetar e investir na memória feminina da instituição.”