Niterói, 3 de junho de 2024

 

Da redação.

Três novos sítios arqueológicos foram descobertos nos bairros de Itaipu e Camboinhas, na região oceânica de Niterói, na região metropolitana do estado do Rio, a partir de pesquisa realizada, desde dezembro de 2022, por arqueólogos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), conforme foi noticiado pelo jornal O Globo no último domingo. São eles Sururu Pequeno, Lagoa de Itaipu e Jacuné.

 

Já era de conhecimento público os sítios arqueológicos do Sambaqui de Camboinhas, Duna Pequena e Duna Grande, todos na região oceânica, sendo que os pesquisadores foram convidados a explorar a área a convite do Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI) para redefinirem a localização das duas primeiras, que, por sua vez, foram catalogadas na década de 1970. Na pesquisa para a catalogação, houve a descoberta dos novos sítios. Deste modo, o número de sítios arqueológicos em Itaipu e Camboinhas dobraram.

 

Foram encontrados pela equipe da UERJ dentes de tubarão que eram utilizados como enfeites, pedras lascadas, ossos e conchas. Por esses vestígios, acredita-se que, ao longo de aproximadamente sete mil anos, houve um complexo sistema de ocupação humana na região. Há locais que, provavelmente, foram destinados a algum tipo de oficina de utensílios de pedras e outros para sepultamento.

 

Os novos sítios estão cadastrados no sistema do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e 40 objetos encontrados foram enviados como amostra a laboratório de radiocarbono da Universidade Federal Fluminense (UFF) para uma datação mais precisa. Os resultados sairão no final do mês.

 

 

Para mais notícias, clique aqui.

 

 

 

Voltar ao inicio do site