Niterói, 3 de outubro de 2024.

 

Da redação.

 

Aconteceu, na última quarta (2 de outubro), na Universidade Federal Fluminense (UFF), a “Jornada de estudos: livros, circulações e assimetrias”. O evento foi realizado pela Cátedra Unesco Sobre Desigualdades Globais e Sociais do Instituto de História, em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFF) e com o grupo de pesquisa Estudos Críticos, Teóricos e Historiográficos sobre as Américas (ESCRITHAS/UFF).

 

A abertura da jornada contou com conferência do historiador Roger Chartier (Collège de France/University of Pennsylvania) intitulada “Histórias textuais conectadas: trocas, traduções e desigualdades”.

 

À tarde, houve a apresentação do livro “Colonialismos e Colonialidades: Teorias e circulações em português e francês” (https://01.cosr.org) durante a mesa composta pelos historiadores Natália Guerellus (Université Lyon III) e Lucas Cheibub (PPGH/UFF), e, também, pelo artista Roberto Rosa, responsável pelas ilustrações da obra. Sobre a publicação, essa é digital, interativa e bilingue (todos os artigos estão em português e francês), que tem como autores pesquisadores de instituições do Brasil, de Portugal e da França.

 

Fechando o evento, a mesa intitulada “Traduzir autores brasileiros na Europa: o papel dos organismos internacionais” contou com a participação de André Furtado (Unifesspa) e Giselle Venâncio (PPGH/UFF) apresentando suas respectivas comunicações.

 

 

Para mais história:

Se inscreva no canal da Revista Tema Livre no YT:
https://youtube.com/revistatemalivre?sub_confirmation=1

 

 

Leia:

Além do Ipiranga: uma história muito mais complexa da Independência

 

A reforma da previdência de 1998 como consequência da construção do discurso hegemônico pró-neoliberalismo

 

 

Acesse a seção Notícias da Revista Tema Livre: clique aqui.

 

 

Confira a edição atual da Revista Tema Livre clicando aqui.

 

Voltar ao inicio do site