Niterói, 9 de junho de 2022.

Na última sexta (03/06), a Associação Brasileira de História Oral (ABHO) divulgou em suas redes sociais que a Prof.ª Dr.ª Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ/FGV) foi a vencedora da 1ª edição do Prêmio Michel Marie Le Ven de Reconhecimento em História Oral, premiação concedido pela referida organização.

Ao longo de sua trajetória acadêmica, a historiadora fluminense tem contribuído para o desenvolvimento da historiografia brasileira, incluindo aí pesquisas referentes à História Oral. Seu livro “Usos e Abusos da História Oral”, escrito em parceria com Janaína Amado e cuja primeira edição data de 1996 (atualmente, está na 8ª, algo raro para livros acadêmicos), é leitura obrigatória para qualquer pesquisador que queira trabalhar com entrevistas. Além disso, a pesquisadora teve participação ativa na criação da ABHO, tendo sido, no período de 1994 a 1996, sua presidente.

A entrega da honraria será durante o “XVI Encontro Nacional de História Oral”, que ocorrerá, no próximo mês, no Rio de Janeiro.

 

Acervo: leia entrevista concedida pela Prof.ª Dr.ª Marieta de Moraes Ferreira à revistatemalivre.com clicando aqui.

 

Podcast: ouça o podcast revistatemalivre.com intitulado “A História e o ofício do historiador”, que teve como convidada a Prof.ª Dr.ª Marieta de Moraes Ferreira, clicando aqui.

 

Abaixo, a nota que a diretoria da ABHO divulgou em sua página do Facebook sobre o prêmio concedido a Marieta de Moraes Ferreira:

(Extraído de https://www.facebook.com/associacaobrasileiradehistoriaoral/photos/a.582463001812658/5332265203499057/)

 

 

“PRÊMIO MICHEL MARIE LE VEN DE RECONHECIMENTO EM HISTÓRIA ORAL

A Associação Brasileira de História Oral (ABHO) tem enorme prazer em comunicar todos os seus associados e a comunidade acadêmica o nome da vencedora do Prêmio Michel Marie Le Ven de Reconhecimento em História Oral, instituído em 2022 e outorgado pela primeira vez. A partir do presente ano, a honraria concedida bianualmente e oferecida em cerimônia a ser realizada durante os encontros nacionais de história oral promovidos pela ABHO.

O prêmio integra-se às demais condecorações oferecidas pela ABHO e tem como objetivo valorizar e homenagear indivíduos que tenham oferecido contribuições significativas para o desenvolvimento da prática de história oral no Brasil, sua reflexão e difusão, celebrando a trajetória de profissionais indispensáveis para a constituição e consolidação da área de estudos.

O prêmio recebe o nome de Michel Marie Le Ven (1931-2021), pioneiro na prática de história oral no Brasil, filiado à ABHO, diretor para a região Sudeste (1998-2000), membro do conselho fiscal (1996-1998), membro do conselho editorial da revista História Oral (2000-2002), e participante ativo da comunidade brasileira de história oral, como tributo ao seu importante papel na divulgação da metodologia e à solidez e coerência manifestada ao longo de sua trajetória, no trato ético e responsável com os depoimentos pessoais.

O prêmio tem caráter não competitivo e seus recipientes são escolhidos a partir de consulta à Diretoria ampliada da ABHO, composta pela Diretoria Nacional, Diretorias Regionais, Conselho Científico, Conselho Fiscal e Comitê Editorial. Em conformidade com a portaria de instituição do prêmio, a Diretoria ampliada foi consultada e uma das indicadas recebeu número superior à metade das indicações recebidas, sendo automaticamente considerada a recipiente do prêmio.

* * *
AGRACIADA NO ANO DE 2022

MARIETA DE MORAES FERREIRA

Professora, pesquisadora, historiadora, escritora, editora e primeira presidente da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), Marieta de Moraes Ferreira é uma referência intelectual e profissional incontornável para todos os praticantes de história oral no Brasil.

Enquanto professora do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), Ferreira envidou desde os anos 1990 esforços pessoais e coletivos em favor do amadurecimento dos debates sobre história oral, no âmbito da história do tempo presente, bem como de seu estabelecimento e afirmação institucional como uma área interdisciplinar.

Participou das primeiras discussões que levaram à fundação da ABHO, da qual foi presidente de 1994 a 1996 e vice-presidente de 2006 a 2008, além de membro de diferentes comitês ao longo das gestões. Teve papel indispensável na articulação da história oral feita no Brasil com a comunidade internacional, participando de várias conferências nacionais e internacionais, inclusive da conferência de Gotemburgo, em 1996, na qual foi criada a International Oral History Association, da qual foi vice-presidente por duas gestões e presidente de 2000 a 2002.

Não menos impressionante é a produção intelectual consistente e incessante de Ferreira, que inclui artigos e ensaios que contribuíram enormemente para o processo de legitimação do trabalho com fontes orais em diferentes disciplinas, e que persistem amparando teórica e conceitualmente a prática da história oral. Coube a Ferreira, ainda, a co-organização de uma das publicações mais influentes no país, o volume Usos e abusos da história oral, apenas um dos diversos livros por ela assinados.

A atual gestão da Associação Brasileira de História Oral tem o prazer de contar com a participação de Ferreira no comitê editorial da revista História Oral e no grupo de trabalho Memória da ABHO, o que atesta seu compromisso duradouro com a área e com a associação.

Por essas razões, temos o enorme prazer de convidar a professora Marieta de Moraes Ferreira a receber o Prêmio Michel Marie Le Ven de Reconhecimento em História Oral durante o “XVI Encontro Nacional de História Oral: Pandemia e Futuros Possíveis”, que acontecerá de 25 a 28 de julho de 2022, incidentalmente sediada em suas duas instituições de vínculo, a UFRJ e a FGV.

Diretoria Nacional

Associação Brasileira de História Oral”

 

 

 

 

Voltar à página inicial

 

 

Voltar ao inicio do site