O mais conhecido quilombo brasileiro ganhou a base de dados Documenta Palmares, que reúne milhares de documentos históricos, centenas de obras e vários mapas sobre a sua história. A base é um instrumento de pesquisa sobre o mais importante movimento de resistência à escravidão da história do Brasil, sendo o resultado de pesquisas desenvolvidas pela Prof.ª Dr.ª Silvia Hunold Lara (Unicamp) nos últimos 15 anos. O site possui três sessões:

a) “Fontes” possibilita o acesso a mais de mil cópias digitais de documentos manuscritos e impressos que mencionam explicitamente os Palmares, produzidos entre 1595 e 1800, guardados por arquivos e bibliotecas brasileiros e estrangeiros.

b) “Obras” disponibiliza informações sobre mais de 500 obras históricas, arqueológicas e literárias, livros didáticos, bem como materiais audiovisuais ou coletâneas que reuniram documentos sobre os Palmares, produzidos entre 1600 e 2021.

c) “Mapas”, elaborada em coautoria com Felipe Aguiar Damasceno, permite visualizar a localização aproximada de alguns mocambos, vilas, aldeias indígenas, arraiais militares, sesmarias e trajetos de expedições para os quais há algum tipo de referência geográfica na documentação.

            Os mecanismos de busca permitem localizar, checar e cruzar dados e informações, tanto sobre os acontecimentos ocorridos ao longo do século XVII, quanto sobre o modo como foram narrados e lembrados ao longo do tempo, desde meados do século XVIII até nossos dias.

            Ao invés de oferecer uma narrativa linear ou uma explicação acabada sobre os habitantes dos mocambos e os eventos que eles protagonizaram, o site coloca à disposição dos interessados a matéria prima do historiador. Constitui, assim, uma plataforma que permite aprofundar e renovar os estudos sobre os Palmares que, até hoje, vêm sendo realizados com base em um conjunto relativamente reduzido de fontes, geralmente impressas.

Saiba mais sobre a base de dados no vídeo a seguir

Assista à entrevista com a Prof.ª Dr.ª Silvia Hunold Lara

Se inscreva no nosso canal do YouTube:

https://www.youtube.com/revistatemalivre?sub_confirmation=1

 

 

Leia artigos acadêmicos disponíveis na Revista Tema Livre clicando aqui.

 

 

Escute os podcasts da Revista Tema Livre clicando aqui.

 

 

 

Voltar ao início do site

Voltar ao inicio do site