Áudios, rádios e músicas

Áudio
Hinos brasileiros (coral e instrumental)
Música
Bossa Nova
Música Erudita Brasileira
Instrumental Praise
Rádios
Antena 1: fado (webradio)
Antena 2 (Lisboa 88.9MHz/94.4MHz)

A Antena 2 é essencialmente musical, divulgando sobretudo música erudita e também jazz, música étnica, new age, blues e música experimental. Uma parte importante da programação é dedicada a outras áreas culturais incluindo literatura, ciência, dança, cinema e artes plásticas. Pela estação passam os principais criadores das diversas artes, em entrevistas pontuadas por música e atualidade. A música erudita, o essencial do repertório musical clássico, desde o barroco ao período moderno, passando pelo romantismo.

Antena 2: Ópera (webradio)

 

Rádio Escuta

Em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Rádio Pop Goiaba, a Rádio Escuta é uma rádio comunitária, um canal de interação, comunicação e divulgação científica, com foco nos assuntos ligados a arte, tecnologia social, cultura, direitos humanos, comunicação e educação. Emissões pela web e, no dial, 98.7 FM.

Rádio MEC FM (99,3 MHz/24h)

A música clássica na MEC FM preenche quase 90% de toda sua grade de programação. Os maiores nomes da história da música nacional ou internacional, são ouvidos pela interpretação das grandes orquestras, solistas, grupos de música de câmara, corais, etc. A MEC FM, com o repertório dedicado à música de concerto, é a única na cidade do Rio de Janeiro cumprindo o papel de difusão deste importante segmento cultural. O jazz e a música instrumental brasileira e estrangeira também têm espaço na programação. Os programas têm caráter educativo e cultural. O leque das músicas tocadas na MEC FM é diverso e amplo, abrangendo toda a história da música ocidental, desde a época medieval até os dias de hoje.

Rádio Nacional do Rio de Janeiro (AM 1.130 kHz)

Presente na memória afetiva da população como a emissora que mostrou o Brasil aos brasileiros, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi inaugurada em 1936, sendo instalada, desde sua inauguração, no lendário Edifício A Noite, na Praça Mauá, zona portuária da cidade. No início dos anos 1940, já era uma das cinco emissoras mais potentes do mundo. Suas transmissões levaram longe o rádio brasileiro e integraram as regiões mais distantes do nosso território. A emissora desbravou novos gêneros, sistematizou a linguagem sonora e com sua programação plural consolidou as matrizes do rádio popular no país ao reunir na mesma grade, música, informação, humor, dramaturgia, esporte e programas de auditório.

RDP África
YLE Radio 1

Nuntii Latini é um sumário semanal das notícias internacionais emitido pela radiodifusão nacional da Finlândia, YLE, em latim clássico. A iniciativa surgiu a partir da ação de dois professores universitários de latim, Reijo Pitkäranta e Tuomo Pekkanen.