Tudo sobre Niterói

Niterói em cartões postais: para vê-los, clique aqui.

Niterói em fotos antigas: clique aqui.

 

1. Breve Histórico da Cidade

Praça Martim Afonso e a Estação das Barcas (1957). Nota-se o uso do bonde e de trólebus.

Praça Arariboia e a Estação das Barcas (1957). Nota-se o uso do bonde e de trólebus.

Data em que o cacique Arariboia tomou posse de suas terras nas margens da baía de Guanabara. Atualmente, a data é considerada a da fundação da antiga capital do Estado do Rio, a cidade de Niterói. Além disso, Niterói seria a única cidade do Brasil fundada por um índio.
No contexto dos conflitos entre portugueses e terminós contra a coligação dos franceses e tamoios pelo controle da baía de Guanabara na segunda metade do séc. XVI, a união luso-terminó venceu, tendo tido atuação destacada vários personagens, como o governador-geral do Brasil, Mem de Sá (estabelecido em Salvador), seu sobrinho, Estácio de Sá e o cacique Arariboia, originário da Ilha do Governador, mas expulso pelos tamoios, seus rivais de longa data.
Os portugueses ficaram com as terras que hoje correspondem à cidade do Rio. Na outra margem da baía, Arariboia ganhou sesmaria, que abarca parte das cidades de Niterói e São Gonçalo, tomando posse dela no dia 22 de novembro de 1573. À altura, nenhuma menção ao nome Niterói ou à configuração atual do município, bem como o aldeamento controlado pelo cacique permaneceu sem significativas interações com os diversos núcleos lusos ao instalados na Guanabara: a cidade do Rio de Janeiro e as freguesias de São João de Carahy, São Sebastião de Itaipu e São Gonçalo.

Nos séculos seguintes, a área da Praia Grande (hoje parte da área central de Niterói, à época, parte da cidade do Rio) desenvolveu-se, inclusive, uma vez no Brasil, D. João chegou a ter casa na região e, em 1819, a elevou à categoria de Vila Real.

Anos depois, durante à regência (1831 – 1840), quando é criado o município neutro da corte, a região da Praia Grande é separada da capital do Império e, em 1835, ganhou o nome tupi Nictheroy, a tornar-se, ainda, a capital da província do Rio de Janeiro. Com o advento da Repúbllica, a cidade foi por longo tempo capital do Estado do Rio.

Durante o regime militar (1964 – 1985), o governo federal uniu os Estados do Rio de Janeiro (com capital em Niterói) e da Guanabara (com capital na cidade do Rio), no que ficou conhecido pelos habitantes da região como "a fusão", criando uma nova unidade da federação no território que havia duas: o "novo" Estado do Rio, com capital na cidade do Rio, e quando Niterói deixou de ser capital estadual.
Por fim, voltando à fundação de Niterói, considera-se que a História é construída e reconstruída e, desse modo, estabeleceu-se, na municipalidade, que Arariboia foi o seu fundador e que a data em que o cacique tomou posse das terras, 22 de novembro, seria a da fundação da cidade.

 

2. Informes e Notícias

 

O atípico réveillon 2021: praia de Icaraí (transmissão ao vivo).
Ao longo de décadas, esse trecho da praia de Icaraí recebeu as balsas para o Réveillon. Porém, em virtude da COVID-19, a virada para 2021 foi totalmente diferente. Confira no vídeo clicando no link a seguir: instagram.com/tv/CJfMTPKJfqr/

 

"Nos deixou hoje nossa eterna Nicette Bruno. Niteroiense, aos 87 anos, Nicette foi mais uma vítima de Covid-19. Saiba mais em: instagram.com/p/CJCjXbLhCHB/

 

Resgate de animal silvestre na Região Oceânica.

Saiba mais no link a seguir: instagram.com/p/CHvJ8jYFDDF

 

Nessa quarentena, muitos animais têm se aproximado das casas. Abaixo, o vídeo do tucano que tem encantado os moradores da região oceânica.

 

 

Ruas vazias e sem trânsito: Miguel de Frias e praia de Icaraí. 

 

 

Hospital Universitário Antonio Pedro (UFF): uma equipe formada por professores e alunos de pós-graduação do Huap começou a confeccionar testes para diagnóstico de Covid-19 em um de seus laboratórios. A iniciativa surgiu da urgência, frente à expansão do vírus, de o hospital ser independente na produção de laudos em relação a instituições como a Fiocruz e o Lacen. O projeto é parte das ações de engajamento da UFF na luta contra o coronavírus.

View this post on Instagram

#UFF a atender à sociedade em tempos de pandemia: Hospital Universitário Antonio Pedro. Reposted from @huapoficial Uma equipe formada por professores e alunos de pós-graduação do Huap começou a confeccionar testes para diagnóstico de Covid-19 em um de seus laboratórios. A iniciativa surgiu da urgência, frente à expansão do vírus, de o hospital ser independente na produção de laudos em relação a instituições como a Fiocruz e o Lacen. O projeto é parte das ações de engajamento da UFF na luta contra o coronavírus. 💪 . Quer saber mais? Acesse a matéria completa no nosso site! . . . Siga História, cultura e arte @revistatemalivre . . Estado do Rio @riodejaneiro_insta . . Niterói @tudosobreniteroi . . . #Niterói #Nikity #Nikiti #NikityCity #NikitiCity #Niteroirj #Niteroigram #niteroitop #curtaniteroi #curtoniteroi #blogueirasdeniteroi #lagoinhaniteroi #guiadeniteroi #meseirasdeniteroi #carioca #icarai #icaraí #regiaooceanica #itaipu #piratininga #camboinhas #itacoatiara #itacoa #fonseca #charitas #inga #riointerior #saogoncalo #riodejaneiro

A post shared by Niterói (@tudosobreniteroi) on

 

 

Gavião Peixoto vazia. Assista ao vídeo abaixo.

 

 

 

 

Informe pela cidade: vídeo de como precaver-se em relação ao novo corona vírus.

 

 

 

 

 

Vídeo mostra a Moreira César praticamente vazia.

 

View this post on Instagram

Sem rush. Rua Presidente Backer: movimentação atípica. Por ser o caminho de várias linhas de ônibus, geralmente, a via tem trânsito pesado na hora do rush. Porém, em função da #quarentena, vazia. No primeiro vídeo, esquina com a Moreira César. No segundo, após a Tavares de Macedo. Imagens da última quarta (1 abr 2020: final da tarde/início da noite). . . . Siga @revistatemalivre . . Estado do Rio @riodejaneiro_insta . . Niterói @tudosobreniteroi . . . #Niterói #icaraí #Nikity #nikiti #NikityCity #nikiticity #niteroi #niteroirj #niteroigram #niteroitop #niteroivibes #curtoniteroi #curtaniteroi #lagoinhaniteroi #blogueirasdeniteroi #guiadeniteroi #meseirasdeniteroi #icarai #uff #charitas #inga #jardimicarai #ingá #santarosa #riointerior #carioca #cariocando #RiodeJaneiro #021

A post shared by Niterói (@tudosobreniteroi) on

 

 

 

A queima de fogos em Niterói. Assista a filmagem completa nos vídeos abaixo.

 

 

 

 

View this post on Instagram

Amanhã e sábado #UFF estará na praça Arariboia (22) e no Campo de São Bento (25) para expor à sociedade as atividades que sua comunidade acadêmica realiza nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão, além dos serviços prestados que a instituição fluminense oferece, muitas das vezes, diante da omissão do Estado. . . . Follow História, cultura e arte @revistatemalivre . . . Estado do Rio @riodejaneiro_insta . . . Niterói @tudosobreniteroi . . . Ciências Atuariais e Economia. @temasatuariais . . . História @temasdahistoria . . . Europa @temasdeportugal . . . . . #Niterói #Niteroi #Nikity #Nikiti #NikityCity #NikitiCity #Niteroirj #guiadeniteroi #niteroitop #campodesãobento #emniteroi #guiadeniterói #niteroiense #blogueirasdeniteroi #sejaniteroi #niteroicity #culturaniteroi #niteroioficial #exploreniteroi #curtoniteroi #curtaniteroi #niteroivibes #niteróirj #nenhumdireitoamenos #icarai #Icaraí #praiadeicarai #praiadeicaraí #campodesaobento

A post shared by Niterói (@tudosobreniteroi) on

 

 

View this post on Instagram

#NOTÍCIA Em fotos, o protesto de 08 de maio que congregou funcionários, professores e estudantes da #UFF contra os recentes cortes de verbas realizados pelo governo federal. O ato cortou a área central da cidade, iniciando-se no Gragoatá e finalizando no centro da cidade. #Niterói #RJ #Brasil . . Follow @revistatemalivre . . @temasatuariais . . @temasdahistoria . . @temasdeportugal . . @riodejaneiro_insta . . @tudosobreniteroi . . #UFFbr #Niteroi #Nikity #Nikiti #NikityCity #NikitiCity #Niteroirj #niteroigram #guiadeniteroi #icarai #carioca #cariocando #uerj #ufrrj #cidademaravilhosa #ufrj #universidade #educação #professor #educar #ensino #Bolsonaro #mestrado #posgraduacao #Icaraí

A post shared by Niterói (@tudosobreniteroi) on

 

 

 

 

Niterói em cartões postais: para vê-los, clique aqui.

Niterói em fotos antigas: clique aqui.